sábado, 8 de setembro de 2012

LANTERNA VERDE TERRORISTA?

Na primeira semana de setembro foram distribuidas as edições #0 dos títulos Action Comics, Animal Man, Batwing, Detective Comics, Dial H, Earth 2, G.I. Combat, Green Arrow, Phantom Stranger, Stormwatch, Swamp Thing, Worlds' Finest e Green Lantern. Lanterna Verde

Lanterna Verde é, há vários anos, um dos títulos mais vendidos da DC. E foi, sem dúvida, o conteúdo menos modificado quando a editora americana relançou seu universo de super-heróis. O responsável pelo sucesso do título é Geoff Johns, que também escreve Liga da Justiça e Aquaman e que foi um dos criadores do conceito dos Novos 52

Voltando ao lançamento das edições #0, o maior destaque da primeira semana foi Green Lantern.


Enquanto a maioria das edições #0 mostram a origem de personagens e equipes, Green Lantern lança um olhar para o futuro e nos apresenta o novo, e misterioso, Lanterna Verde da Terra, Simon Baz. Geoff Johns nos mostra um fantástico representante do Setor 2814 e usa o clima sócio-político moderno como uma maneira de mostrar a capacidade de Baz para superar um grande medo.

Baz e sua família estão sendo perseguidos por serem muçulmanos no pós 11 de setembro. Ele é acusado, injustamente, de ser um terrorista. Baz é um árabe-americano, nascido em Dearborn, Michigan. Um ladrão de carros, que rouba uma van que seria usada num atentado terrorista. Ao perceber o tamanho da enrrascada em que se meteu, ele tenta fazer a coisa certa. Aí o personagem mostra a sua força, e o escritor, a sua capacidade de utilizar a paranóia que tomou conta dos Estados Unidos depois daquele 11 de setembro, para contar uma boa história.

Johns, que é descendente de árabes (seu pai é libanês), teve assessoria do Arab American National Museum (Museu Nacional Árabe-Americano, que fica em Dearborn, cidade que tem uma das maiores comunidades árabes no país) no roteiro, para tornar sua história mais "real".

Quando perguntado sobre a máscara e  a arma utilizadas pelo personagem na capa da revista, Johns explica apenas que são representações do que ainda está por vir, do que Simon Baz terá que enfrentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário só será exibido depois de ser conferido pela moderação.